segunda-feira, 25 de julho de 2011

Balanço.



A cada dia perdemos algo. A cada ano perdemos alguém. O problema é: devemos ficar mal? Devemos chorar? Você acorda e se olha no espelho: você consegue enxergar? Um dia inteiro ficou pra trás. Mas sempre parece que as coisas boas viraram passado e a dor está sempre com você. Parece que a dor acorda junto, dorme junto, caminha ao nosso lado. Como nos livras? Se as perdas acontecem sempre, vale a pena chorar pela saudade? Porque não sorrir pela lembrança? Porque quando algo nos machuca ficamos mal por dias e quando uma piada te faz sorrir dura apenas dez minutos? Vamos criar uma situação:

Você tem aula no sábado de manhã e sexta feira foi dormir tarde. Perde o horário no sábado e pega todos os transportes públicos possíveis, um mais cheio do que o outro. Toma chuva e vento gelado no rosto. Chega na escola a tempo de assistir apenas 1 hora de aula. Depois vai pra outra sala estudar mais, tentando recuperar o que perdeu. Sai da escola pra encontrar alguém, mas sua vontade era de ir pra casa dormir e se esquentar debaixo de um cobertor. Tá frio, você está com sono e com fome, e vocês não tem nem pra onde ir. Estão na calçada sem rumo algum..

Pronto, situação criada. Porque você não sorri e não vê o lado bom? Talvez porque seja dia dos namorados e você sinta falta de alguém? Todo mundo sente falta de alguém, deixa isso pra mais tarde. Você não sorri porque queria estar em casa? Fazendo o que em casa? O que faz todos os dias? É quando você decide olhar para o outro lado da rua (que você sempre passa mas nunca olhou). É pra lá que vamos, vamos pro parque. 'Anh? Parque? Que coisa mais brega, que coisa de velho'. Coisa de velho? Olha que árvore linda, olha que paz, olha aquele balanço! 'Você não vai balançar né?' ..Porque não? Vou balançar o mais alto, vou sentir o vendo gelado no meu nariz, vou fazer meu cabelo bagunçar pra frente e pra trás, vou voar, vou fechar os olhos sem medo de cair, vou sorrir e lembrar da minha infância, vou sujar o tênis de areia na hora de parar, vou fazer uma cena de filme! Você não vem porque? Seu medo te impede de viver, é isso? Saiba que só parei de balançar porque a lei só permite que as crianças se divirtam. Eu ficaria um pouco mais se as regras não fossem tão insensíveis.. Vamos andar. Vamos andar no caminho vazio. O que? Medo de novo? Ouça! Escute os pássaros. Eles dizem que não tem perigo, eles pedem que você se acalme. Uma senhora com sua cachorrinha nos para apenas para compartilhar sua felicidade.. tem coisa mais linda? Prossigamos. Você tem medo de altura mas parou nesse lugar alto pra observar a rua, os carros, a cidade. Isso me fez feliz, seu gosto por essa vista te fez esquecer seu medo. Eu já te disse que também tenho medo de altura? E já disse que sempre quis pular de para-quedas? É, é isso mesmo que você ouviu, prossigamos. Sentemos aqui e observemos o que há ao nosso redor. Essas árvores são lindas (assim como os cachorros, os casais e a flor murcha caída ao chão). Só eu reparei no vermelho daquela flor? Vermelho sangue, vermelho forte, vermelho vivo, vermelho sujo, vermelho perfeito. Flor perfeita e suja.

Você aprende que sorrir de verdade não é difícil.
Imagina se estivéssemos em casa dormindo, sonhando com um balanço...

(Estela Seccatto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário